Pular para o conteúdo principal

Crises de cefaleia podem ser agravadas na quarentena




A cefaleia é considerada a segunda condição médica mais comum da humanidade e atinge, aproximadamente, 15% da população brasileira, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas. As fortes dores de cabeça provocadas pela doença a classificam como incapacitante. Segundo a secretária do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a neurologista Célia Roesler, a patologia causa um grande impacto socioeconômico e é um dos principais motivos de falta ao trabalho. “Ela interrompe, muitas vezes, bons e importantes momentos da vida”.

Para conscientizar sobre a doença, especialistas em neurologia trabalharam durante o mês de maio, Mês Nacional de Combate à Cefaleia, em uma campanha para alertar a população sobre as dores de cabeça e orientar sobre os riscos e formas de prevenção.

Além disso, devido à quarentena, houve um aumento de queixas dos pacientes que tiveram as crises agravadas nesse período. Célia explica que isso acontece porque um indivíduo diagnosticado com cefaleia não pode sair muito da rotina.

“Com a pandemia, eles estão comendo diferente, com o sono desregulado, ingerindo alimentos mais calóricos e não estão fazendo atividades físicas. Além disso, há também o estresse, o sentimento de incerteza e a angústia de ficar o tempo todo dentro de casa”, explica a neurologista.

Crises durante o isolamento

A doula e educadora perinatal Laura Muller viu suas crises de cefaleia voltarem durante o isolamento social. “Tive muito problema de cefaleia na minha adolescência e no início da fase adulta fiz um tratamento com acupuntura e nunca mais tive. Não sou de reclamar de dor de cabeça, é muito difícil, mas este ano já tive várias crises de cefaleia, uma dor incômoda, impressionante”.

Laura conta que recorreu à aromaterapia e ao do-in (técnica de automassagem de origem oriental), para aliviar a dor. “Como a cefaleia é uma dor que acomete algumas grávidas e até puérperas, eu aprendi algumas técnicas de aromaterapia para dor de cabeça e do-in e apliquei em mim. Utilizei os óleos essenciais próprios para alívio de dor de cabeça e já ajudou bastante”.

Três ou mais dores de cabeça por mês

Quando um paciente apresenta três ou mais dores de cabeça por mês, durante três meses seguidos, é indispensável a procura por ajuda especializada. A campanha da Academia Brasileira de Neurologia também alerta sobre a contraindicação da automedicação, pois o uso constante e excessivo de analgésicos pode tornar crônica aquela dor que aparecia esporadicamente.

Apesar de não ter cura, contar com acompanhamento médico e cuidado adequado são ferramentas essenciais para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença. O tratamento preventivo é feito por uma combinação entre medicamentos e terapias não medicamentosas.

Os métodos alternativos podem auxiliar no alívio e na diminuição da frequência das crises. Célia recomenda, principalmente durante a quarentena, fazer meditação, alongamento, pegar quinze minutos de sol para ajudar a sincronizar o sono, procurar dormir nos horários habituais, alimentar-se de forma regrada, fazer atividade física regular e terapia cognitiva comportamental. “Tudo isso pode ajudar e evitar a piora do quadro”, recomenda a neurologista.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO! Câmera em veículo flagra acidente de trânsito em Natal

Uma Câmera instalada na parte traseira de um veículo na cidade de Natal capital potiguar, flagrou um acidente envolvendo um motociclista, que por pouco não tem um desfecho fatal. Acidente na manhã desta terça-feira(15) ocorreu na BR-101, próximo ao Natal Shopping. Sem mais detalhes da ocorrência de trânsito. Veja o vídeo... Imagens: Reprodução redes sociais

Jaguatirica é atropelada e morta em São José de Mipibu

Uma jaguatirica foi atropelada e morta nas mediações entre as cidades de São José de Mipibu e Parnamirim nas mediações da comunidade do Bosque das Colinas. Segundo um morador que gravou um vídeo do animal possivelmente estaria atravessando de uma mata a outra quando foi colhido por um veículo. O felino foi atropelado e morto no local, onde no vídeo gravado por um morador das mediações dá para ver que o animal é de grande porte para sua espécie assim podemos ver também, o quanto é importante a preservação das matas que temos na região entre São José de Mipibu e Parnamirim. Foto e vídeo: Reprodução/whatsapp

Jovem incendeia a própria moto e vai preso após ser parado em blitz

O Jovem que não teve sua identificação divulgada, foi parado em um blitz de polícia de trânsito que estava acontecendo em Natal, ao lado do Arena das Dunas. Após ter a certeza que seu veículo seria conduzido para o pátio do DETRAN por está de forma irregular, o mesmo ateia fogo à própria motocicleta, e recebe voz de prisão na hora. Veja no vídeo: