Pular para o conteúdo principal

Penitenciárias do RN estão abastecidas para o combate ao Covid-19




A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) colocou à disposição dos servidores e internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte 37 mil máscaras de prevenção à contaminação do novo coronavírus (Covid-19) e doará outras 25 mil confeccionadas pelos internos à população carente. 

Somados à 1.600 máscaras de proteção tipo face shield (uma para cada servidor), 8 mil litros de saneantes e 40 mil luvas de procedimentos, além de diversos insumos e equipamentos, a Seap está abastecida para o trabalho essencial dos policiais penais na garantia da segurança pública. 
Segundo último levantamento, foram adquiridos 2.700 litros de água sanitária, 2.300 litros de desinfetante, 2.500 litros de álcool e 500 litros de sabonete líquido para possibilitar a limpeza e desinfeção diária das celas e ambientes de uso comum das 17 unidades prisionais do Estado. 

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explicou que foram comprados oito equipamentos de lava-jato e 15 pulverizadores para agilizar a limpeza. “Nossa determinação é que os ambientes sejam desinfectados diariamente para garantir a salubridade”, disse.

Para assegurar uma melhor assistência às pessoas privadas de liberdade, esta semana, a Seap começou a distribuir medicamentos e kits de higiene pessoal composto de creme dental, escova de dente, sabonete em barra, máscara de tecido e absorvente, totalizando cerca de 11 mil unidades. Outro item importante, foi a aquisição de 4.600 colchões, sendo 100 deles específicos para o Hospital de Custódia, 400 para os alojamentos dos policiais e 4.100 aos internos.

A seap também contou com doações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Secretaria de Agricultura e Pesca (Sape), do Governo do Ceará e da Central de Distribuição do Governo do Rio Grande do Norte.

Outra medida importante tomada em meio a pandemia foi a implantação do tele atendimento aos advogados. Trinta notebooks, 21 tvs e 18 roteadores foram comprados para viabilizar a videoconferência entre advogados e internos. O atendimento jurídico estava prejudicado por causa do isolamento das unidades no dia 13 de março.

Para Pedro Florêncio, o somatório das medidas tomadas pela Seap visa garantir a saúde tanto dos internos, quando dos servidores, assim como a melhor convivência dentro do sistema prisional nesse momento delicado de combate a pandemia que atingiu todo território nacional. Segundo o secretário, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde Pública (Sesap), disponibilizou a todos os profissionais da segurança pública o teste de SWAB para detectção do Covid-19.

O teste está disponível a todo efetivo de policiais penais através do hospital da Polícia Militar. 
A aquisição de equipamentos em meio a escassez motivada pela alta demanda só foi possível graças ao empenho de diversos setores administrativos da Seap.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro de São José de Mipibu sofre com falta d'água.

Os moradores da cidade de São José de Mipibu enfrentam falta de água no sistema de abastecimento local, que é de responsabilidade da COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO RIO GRANDE DO NORTE (CAERN).  A crise no abastecimento vem se agravando nas últimas semanas. "Aqui na minha casa já faz 6 dias que está faltando água "As famílias estão sofrendo e não têm condições de comprar água para beber mineral, e a CAERN não dá explicação aos mipibuense", disse uma moradora da Rua Bela Vista no centro da cidade. As famílias do município dependem de distribuição de água por meio da CAERN para a realização das tarefas domésticas em cada residência, mas o fornecimento por parte da companhia tem sido irregular, prejudicando todo o município. "Aqui no loteamento Canaã já estamos sem água faz uma semana, onde lavar roupas, louças até mesmo higiene pessoal tem ficado difícil" disse uma moradora.

CNH gratuitamente no RN! Governo do RN assina lei que permite que pessoas de baixa renda tirem CHN grátis

O Governo do RN assinou, na última terça-feira (15), o decreto que regulamenta a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixo poder aquisitivo, viabilizado pelo programa “CNH Popular”. O programa é um direito previsto em lei estadual, a Lei Complementar de nº 459, de 26 de dezembro de 2011, porém que ainda não havia sido efetivada desde então. Com o objetivo de cumprir o disposto na lei, o deputado Francisco do PT protocolou requerimento solicitando providências para seu efetivo cumprimento, que foi atendido pela Governadora. “O programa é oriundo de uma Lei Complementar de 2011, mas só agora, depois de nove anos, é que esta lei está sendo sancionada. A carteira de habilitação grátis, para aquelas pessoas que precisam, as pessoas mais carentes, agora é uma realidade”, afirma Fátima Bezerra. “Quando cheguei à Assembleia e deparei com essa realidade, procurei o governo, o Detran, toda a equipe. Porque depois de quase uma década da lei aprovada, pre...

Corpos de dois homens são encontrados em estrada de terra em Mipibu

Corpos de dois homens são encontrados em uma estrada carroçável, vítimas de disparos de arma de fogo. Os corpos foram encontrado por populares nas primeiras horas da manhã desta quarta feira 16, nas mediações da comunidade de Areia Branca, zona rural de São José de Mipibu. Uma das vítimas estava coma uma arma de grosso calibre, de fabricação caseira muito conhecida como 12" caseira. Segundo informações ainda não confirmada, as vítimas já foram identificadas, e uma delas teria o apelido de "RATO" mas como foi dito antes, ainda nada esta confirmado. Mais informações em instantes...