Pular para o conteúdo principal

Penitenciárias do RN estão abastecidas para o combate ao Covid-19




A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) colocou à disposição dos servidores e internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte 37 mil máscaras de prevenção à contaminação do novo coronavírus (Covid-19) e doará outras 25 mil confeccionadas pelos internos à população carente. 

Somados à 1.600 máscaras de proteção tipo face shield (uma para cada servidor), 8 mil litros de saneantes e 40 mil luvas de procedimentos, além de diversos insumos e equipamentos, a Seap está abastecida para o trabalho essencial dos policiais penais na garantia da segurança pública. 
Segundo último levantamento, foram adquiridos 2.700 litros de água sanitária, 2.300 litros de desinfetante, 2.500 litros de álcool e 500 litros de sabonete líquido para possibilitar a limpeza e desinfeção diária das celas e ambientes de uso comum das 17 unidades prisionais do Estado. 

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explicou que foram comprados oito equipamentos de lava-jato e 15 pulverizadores para agilizar a limpeza. “Nossa determinação é que os ambientes sejam desinfectados diariamente para garantir a salubridade”, disse.

Para assegurar uma melhor assistência às pessoas privadas de liberdade, esta semana, a Seap começou a distribuir medicamentos e kits de higiene pessoal composto de creme dental, escova de dente, sabonete em barra, máscara de tecido e absorvente, totalizando cerca de 11 mil unidades. Outro item importante, foi a aquisição de 4.600 colchões, sendo 100 deles específicos para o Hospital de Custódia, 400 para os alojamentos dos policiais e 4.100 aos internos.

A seap também contou com doações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Secretaria de Agricultura e Pesca (Sape), do Governo do Ceará e da Central de Distribuição do Governo do Rio Grande do Norte.

Outra medida importante tomada em meio a pandemia foi a implantação do tele atendimento aos advogados. Trinta notebooks, 21 tvs e 18 roteadores foram comprados para viabilizar a videoconferência entre advogados e internos. O atendimento jurídico estava prejudicado por causa do isolamento das unidades no dia 13 de março.

Para Pedro Florêncio, o somatório das medidas tomadas pela Seap visa garantir a saúde tanto dos internos, quando dos servidores, assim como a melhor convivência dentro do sistema prisional nesse momento delicado de combate a pandemia que atingiu todo território nacional. Segundo o secretário, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde Pública (Sesap), disponibilizou a todos os profissionais da segurança pública o teste de SWAB para detectção do Covid-19.

O teste está disponível a todo efetivo de policiais penais através do hospital da Polícia Militar. 
A aquisição de equipamentos em meio a escassez motivada pela alta demanda só foi possível graças ao empenho de diversos setores administrativos da Seap.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre de MT disse que menina estuprada "gostava de dar" Igreja Católica afasta o mesmo

Nas redes sociais o padre de Carlinda disse que a menina estuprada pelo tio, que ficou grávida, 'gostava de dar' porque era abusada há 4 anos. O Padre Ramiro disse que a menina estuprada "gostava de dar". O pároco, padre Ramiro José Perotto, pertencente à Igreja de Carlinda (km da Capital), foi afastado da comunidade religiosa, após se envolver em polêmica, na terça-feira (19), por tecer comentários maldosos sobre menina de 10 anos que foi estuprada pelo tio, no Espírito Santo e ficou grávida. Ele escreveu nas redes socias, que a vítima "gostava de dar". Segundo a Paróquia São Pedro Apóstolo, o Conselho da Igreja se reuniu nesta manhã de quinta-feira (20), para decidir quais as providências serão tomadas com relação ao padre. Ao , foi garantido que os líderes buscam resolver da melhor forma possível para população e que até o início da tarde haveria um posicionamento. Centenas de acessaram a página do Instagram do padre Ramiro, antes dele desativá-la, para r...

‘Ivermectina é arma para evitar que Covid-19 avance’, garante infectologista

Medicamento da moda no combate ao coronavírus, a ivermectina ganhou um defensor de muita credibilidade na Medicina potiguar. O médico infectologista Fernando Suassuna é um entusiasta do remédio e garantiu que o remédio é uma “arma para evitar que a doença progrida”. Mas, deixou claro que todos devem procurar, antes de consumir qualquer medicação, uma orientação médica.  Ainda de acordo com o especialista, o medicamento é estudado há mais de 70 anos em todo o mundo, há três décadas inclusive nos humanos, e já tem sua eficácia comprovada contra vírus, bactérias, vermes, insetos e ácaros, entre outras ações. “É medicamento que ganhou notoriedade e tem um vasto poder de resolver doenças infecciosas, extremamente seguro, inclusive utilizado em massa na população”, disse em entrevista concedida ao Repórter 98 nesta segunda-feira (08), na 98 FM.  Suassuna citou pesquisa feita em Natal, com 51 pacientes idosos. “São hipertensos, diabéticos, confinados, que estão aglomerados, com todas...

CNH gratuitamente no RN! Governo do RN assina lei que permite que pessoas de baixa renda tirem CHN grátis

O Governo do RN assinou, na última terça-feira (15), o decreto que regulamenta a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixo poder aquisitivo, viabilizado pelo programa “CNH Popular”. O programa é um direito previsto em lei estadual, a Lei Complementar de nº 459, de 26 de dezembro de 2011, porém que ainda não havia sido efetivada desde então. Com o objetivo de cumprir o disposto na lei, o deputado Francisco do PT protocolou requerimento solicitando providências para seu efetivo cumprimento, que foi atendido pela Governadora. “O programa é oriundo de uma Lei Complementar de 2011, mas só agora, depois de nove anos, é que esta lei está sendo sancionada. A carteira de habilitação grátis, para aquelas pessoas que precisam, as pessoas mais carentes, agora é uma realidade”, afirma Fátima Bezerra. “Quando cheguei à Assembleia e deparei com essa realidade, procurei o governo, o Detran, toda a equipe. Porque depois de quase uma década da lei aprovada, pre...