Pular para o conteúdo principal

Educação do RN lança aplicativos para interação com estudantes e professores




O uso das tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais comum durante o atual momento de isolamento social – medida de contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19), adotada pelo Governo do RN. Pensando na dinâmica escolar, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) acaba de lançar e atualizar aplicativos voltados para facilitar a interação entre estudantes e professores, durante o período de distanciamento social, contribuindo também para o processo de aprendizagem.

Disponíveis para os sistemas Android e IOS, os apps Escola em Movimento – RN e Conferência SIGEduc RN são gratuitos e tratam-se de ferramentas digitais cujo objetivo é possibilitar o acesso de conteúdos educacionais, bem como atuar como uma ponte que colabore com a comunicação à distância entre estudantes e professores. Além disso, as aplicações agregam materiais voltados para todas as etapas e modalidades de ensino da rede estadual de educação.

“São ferramentas digitais que ajudarão aos nossos professores e alunos realizarem as atividades não presenciais, como orientam as Normas para Reorganização do Planejamento Curricular, e serão importantes vias de interação que continuarão sendo utilizadas quando retomarmos as aulas presenciais”, explica o professor Getúlio Marques, secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

O Escola em Movimento – RN, por exemplo, dispõem de conteúdos destinados à preparação dos estudantes para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), videoaulas e notícias. Não é necessário login para acessar o app, que também pode ser utilizado por estudantes da rede privada e municipal. Além disso, a ferramenta ainda dispõe de uma função que permite ao usuário baixar conteúdos da plataforma que podem ser usados off-line.

O aplicativo Conferência SIGEduc RN trata-se de uma ferramenta voltada para as necessidades dos estudantes e dos professores. Além disso, uma das principais funções do aplicativo é possibilitar a realização webconferências de maneira mais prática.

“O Conferência SIGEduc RN vai contribuir para as aulas on-lines, frequência e participação de aulas diretamente com o professor, por meio de web conferência. No caso do professor, este pode ver suas turmas no app, acessar os estudantes, entre outras funções”, explica a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na SEEC, professora Ana Paula Flor.

Ela ainda informa que ambos os aplicativos foram projetados por uma equipe de profissionais da SEEC e desenvolvidos pela empresa potiguar ESIG Software & Consultoria. No que se refere à acessibilidade dos estudantes, a coordenadora explica que a SEEC já vem trabalhando em ações para que aqueles que não têm acesso à internet possam utilizar essas plataformas.

Saúde dos servidores

Além dos aplicativos voltados aos estudantes e professores durante o período de isolamento social, a SEEC lançou, na última semana, o app Coronavírus SEEC-RN, uma ferramenta digital destinada à atenção a saúde dos servidores da Educação.

Voltado exclusivamente ao quadro de colaboradores da SEEC – o acesso ao app é realizado por meio da matrícula do servidor – o aplicativo é gratuito e tem por objetivo monitorar a saúde dos usuários, dispondo, por exemplo, de um questionário no qual o servidor responde a questões sobre os sintomas da Covid-19 e possíveis situações em que aumentariam as chances de contágio – como o contato com alguém que tem a doença.

De acordo com Ana Paula Flor, o desenvolvimento da plataforma visa monitorar a situação da saúde dos trabalhadores da Educação, além de servir como ferramenta de apoio durante o período de pandemia. “O app foi desenvolvido para que a Educação do RN possa saber como está o seu pessoal e ter um diagnóstico atual da saúde desses servidores em educação”, aponta a coordenadora.

Links para download dos Aplicativos

Andorid




IOS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO! Câmera em veículo flagra acidente de trânsito em Natal

Uma Câmera instalada na parte traseira de um veículo na cidade de Natal capital potiguar, flagrou um acidente envolvendo um motociclista, que por pouco não tem um desfecho fatal. Acidente na manhã desta terça-feira(15) ocorreu na BR-101, próximo ao Natal Shopping. Sem mais detalhes da ocorrência de trânsito. Veja o vídeo... Imagens: Reprodução redes sociais

Jaguatirica é atropelada e morta em São José de Mipibu

Uma jaguatirica foi atropelada e morta nas mediações entre as cidades de São José de Mipibu e Parnamirim nas mediações da comunidade do Bosque das Colinas. Segundo um morador que gravou um vídeo do animal possivelmente estaria atravessando de uma mata a outra quando foi colhido por um veículo. O felino foi atropelado e morto no local, onde no vídeo gravado por um morador das mediações dá para ver que o animal é de grande porte para sua espécie assim podemos ver também, o quanto é importante a preservação das matas que temos na região entre São José de Mipibu e Parnamirim. Foto e vídeo: Reprodução/whatsapp

Jovem incendeia a própria moto e vai preso após ser parado em blitz

O Jovem que não teve sua identificação divulgada, foi parado em um blitz de polícia de trânsito que estava acontecendo em Natal, ao lado do Arena das Dunas. Após ter a certeza que seu veículo seria conduzido para o pátio do DETRAN por está de forma irregular, o mesmo ateia fogo à própria motocicleta, e recebe voz de prisão na hora. Veja no vídeo: