Pular para o conteúdo principal

Educação do RN lança aplicativos para interação com estudantes e professores




O uso das tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais comum durante o atual momento de isolamento social – medida de contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19), adotada pelo Governo do RN. Pensando na dinâmica escolar, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) acaba de lançar e atualizar aplicativos voltados para facilitar a interação entre estudantes e professores, durante o período de distanciamento social, contribuindo também para o processo de aprendizagem.

Disponíveis para os sistemas Android e IOS, os apps Escola em Movimento – RN e Conferência SIGEduc RN são gratuitos e tratam-se de ferramentas digitais cujo objetivo é possibilitar o acesso de conteúdos educacionais, bem como atuar como uma ponte que colabore com a comunicação à distância entre estudantes e professores. Além disso, as aplicações agregam materiais voltados para todas as etapas e modalidades de ensino da rede estadual de educação.

“São ferramentas digitais que ajudarão aos nossos professores e alunos realizarem as atividades não presenciais, como orientam as Normas para Reorganização do Planejamento Curricular, e serão importantes vias de interação que continuarão sendo utilizadas quando retomarmos as aulas presenciais”, explica o professor Getúlio Marques, secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

O Escola em Movimento – RN, por exemplo, dispõem de conteúdos destinados à preparação dos estudantes para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), videoaulas e notícias. Não é necessário login para acessar o app, que também pode ser utilizado por estudantes da rede privada e municipal. Além disso, a ferramenta ainda dispõe de uma função que permite ao usuário baixar conteúdos da plataforma que podem ser usados off-line.

O aplicativo Conferência SIGEduc RN trata-se de uma ferramenta voltada para as necessidades dos estudantes e dos professores. Além disso, uma das principais funções do aplicativo é possibilitar a realização webconferências de maneira mais prática.

“O Conferência SIGEduc RN vai contribuir para as aulas on-lines, frequência e participação de aulas diretamente com o professor, por meio de web conferência. No caso do professor, este pode ver suas turmas no app, acessar os estudantes, entre outras funções”, explica a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na SEEC, professora Ana Paula Flor.

Ela ainda informa que ambos os aplicativos foram projetados por uma equipe de profissionais da SEEC e desenvolvidos pela empresa potiguar ESIG Software & Consultoria. No que se refere à acessibilidade dos estudantes, a coordenadora explica que a SEEC já vem trabalhando em ações para que aqueles que não têm acesso à internet possam utilizar essas plataformas.

Saúde dos servidores

Além dos aplicativos voltados aos estudantes e professores durante o período de isolamento social, a SEEC lançou, na última semana, o app Coronavírus SEEC-RN, uma ferramenta digital destinada à atenção a saúde dos servidores da Educação.

Voltado exclusivamente ao quadro de colaboradores da SEEC – o acesso ao app é realizado por meio da matrícula do servidor – o aplicativo é gratuito e tem por objetivo monitorar a saúde dos usuários, dispondo, por exemplo, de um questionário no qual o servidor responde a questões sobre os sintomas da Covid-19 e possíveis situações em que aumentariam as chances de contágio – como o contato com alguém que tem a doença.

De acordo com Ana Paula Flor, o desenvolvimento da plataforma visa monitorar a situação da saúde dos trabalhadores da Educação, além de servir como ferramenta de apoio durante o período de pandemia. “O app foi desenvolvido para que a Educação do RN possa saber como está o seu pessoal e ter um diagnóstico atual da saúde desses servidores em educação”, aponta a coordenadora.

Links para download dos Aplicativos

Andorid




IOS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CNH gratuitamente no RN! Governo do RN assina lei que permite que pessoas de baixa renda tirem CHN grátis

O Governo do RN assinou, na última terça-feira (15), o decreto que regulamenta a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixo poder aquisitivo, viabilizado pelo programa “CNH Popular”. O programa é um direito previsto em lei estadual, a Lei Complementar de nº 459, de 26 de dezembro de 2011, porém que ainda não havia sido efetivada desde então. Com o objetivo de cumprir o disposto na lei, o deputado Francisco do PT protocolou requerimento solicitando providências para seu efetivo cumprimento, que foi atendido pela Governadora. “O programa é oriundo de uma Lei Complementar de 2011, mas só agora, depois de nove anos, é que esta lei está sendo sancionada. A carteira de habilitação grátis, para aquelas pessoas que precisam, as pessoas mais carentes, agora é uma realidade”, afirma Fátima Bezerra. “Quando cheguei à Assembleia e deparei com essa realidade, procurei o governo, o Detran, toda a equipe. Porque depois de quase uma década da lei aprovada, pre...

PM publica Nota de Pesar pelo falecimento do Subtenente da Reserva Francisco Guanabara

A Polícia Militar Rio Grande do Norte externa a público seus sentimentos pelo falecimento do Subtenente da Reserva Francisco Canindé Guanabara de Andrade. Aos 66 anos, o militar da reserva faleceu nas primeiras horas desta segunda-feira (25), no hospital municipal Maria Rodrigues de Melo, na cidade de Alto do Rodrigues, em decorrência de insuficiência respiratória. O Subtenente Guanabara adentrou às fileiras da corporação no ano de 1987, trabalhou na 1ª CIPM, na cidade de Macau, por cerca de 15 anos e foi comandante do Destacamento do município do Alto do Rodrigues de 1989 a 1991 e de 2008 a 2010. A instituição policial militar lamenta a perda desse bravo militar, que dedicou parte de sua vida na corporação em defesa da sociedade potiguar.

Casal é assassinado a tiros dentro de casa em São José de Mipibu.

Menina de 1 ano é encontrada dormindo ao lado dos corpos O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (22) em São José de Mipibu, região metropolitana de Natal. Com a chegada dos policiais, uma menina de um ano de idade foi encontrada ao lado dos corpos do pai e da mãe, assassinados a tiros.  De acordo com a Polícia Militar, o crime foi registrado por volta da meia noite, na Travessa Dr. Paulino, no centro de Mipibu. Vizinhos após ouvirem disparos e arma de fogo e o choro da criança, acionaram a PM. Os criminosos segundo a polícia, teriam invadido o imóvel e executado o casal. Após o crime, os bandidos fugiram do local e nenhum suspeito foi preso. As vítimas foram identificadas pela polícia como Beatriz Cristina da Silva Teixeira, de 18 anos, e José Everson da Silva Gomes, de 24 anos. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas estavam dormindo quando tiveram a residência invadida e foram executadas. A filha do casal estava com os pais na cama, mas não ficou ferida. mesmo assim,...