Pular para o conteúdo principal

PF cumpre 27 mandados no RN e em mais dois estados CE, RJ contra grupo liderado por ex-deputado do Ceará




A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (19), a segunda fase da Operação KM LIVRE , que investiga uma organização criminosa chefiada por um ex-deputado do Ceará suspeito de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Ao todo, são cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Russas e Caucaia (CE); Mossoró (RN); e Rio de Janeiro (RJ).

Durante o cumprimento de um dos mandados na capital cearense, a polícia apreendeu dinheiro em espécie escondido dentro de uma caixa, na sede de uma empresa investigada no esquema. Há suspeita de a quantia ser oriunda de lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, a investigação identificou atuação do grupo criminoso na criação de empresas com participação de “laranjas” (pessoas atuando em nome de terceiros investigados); fraudes em licitações; fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas; desvios de recursos públicos; e lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro.

Conforme a PF, a organização atua há cerca de 20 anos e é comandada por um ex-deputado federal e estadual no Ceará. O nome do suspeito não foi divulgado.

A lavagem de dinheiro seria realizada por meio da aquisição clandestina de corretoras valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda de operadores do mercado financeiro.

Primeira fase

A primeira fase da Operação Km Livre foi deflagrada no ano de 2016 e realizada em parceria com a Controladoria Geral da União. Na ocasião, foram apreendidos mais de R$ 5,9 milhões em dinheiro na sede de uma das empresas investigadas, localizada no Bairro de Fátima, em Fortaleza. Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO! Câmera em veículo flagra acidente de trânsito em Natal

Uma Câmera instalada na parte traseira de um veículo na cidade de Natal capital potiguar, flagrou um acidente envolvendo um motociclista, que por pouco não tem um desfecho fatal. Acidente na manhã desta terça-feira(15) ocorreu na BR-101, próximo ao Natal Shopping. Sem mais detalhes da ocorrência de trânsito. Veja o vídeo... Imagens: Reprodução redes sociais

Jaguatirica é atropelada e morta em São José de Mipibu

Uma jaguatirica foi atropelada e morta nas mediações entre as cidades de São José de Mipibu e Parnamirim nas mediações da comunidade do Bosque das Colinas. Segundo um morador que gravou um vídeo do animal possivelmente estaria atravessando de uma mata a outra quando foi colhido por um veículo. O felino foi atropelado e morto no local, onde no vídeo gravado por um morador das mediações dá para ver que o animal é de grande porte para sua espécie assim podemos ver também, o quanto é importante a preservação das matas que temos na região entre São José de Mipibu e Parnamirim. Foto e vídeo: Reprodução/whatsapp

Jovem incendeia a própria moto e vai preso após ser parado em blitz

O Jovem que não teve sua identificação divulgada, foi parado em um blitz de polícia de trânsito que estava acontecendo em Natal, ao lado do Arena das Dunas. Após ter a certeza que seu veículo seria conduzido para o pátio do DETRAN por está de forma irregular, o mesmo ateia fogo à própria motocicleta, e recebe voz de prisão na hora. Veja no vídeo: